Cases

Case: Água Industrial

O desafio:

Preparar a operação de um sistema de água de reuso em todos os seus aspectos

O Cliente: Odebrecht Infraestrutura

A solução:

A equipe atuou para oferecer ao cliente a concepção completa do sistema, com planejamento, acompanhamento e assistência técnica para dar início às operações de adução de água industrial. O sistema faz parte da Aquapolo Ambiental, uma sociedade de propósito específico constituída para atender as necessidades de água de reuso do Polo Petroquímico de Capuava.

Nossa responsabilidade:

Análise de concepção do sistema, elaboração do plano de “partida”, procedimentos para execução do plano, colocar o plano em marcha, avaliar resultados e preparar o início efetivo das operações.

Case: Projetos de Perdas

O desafio:

Implementar a metodologia PMBOK – Project Management Body of Knowledge em projetos de controle de perdas de água.

O Cliente:

Sabesp – Unidade de Negócio Leste

A solução:

Oferecer ao cliente os conhecimentos da equipe em metodologia específica para implementar projetos que tivessem como resultado o controle de perdas de água sob gestão do Grupo de Projeto Itaim Perdas de Água da empesa.

Nossa responsabilidade:  

A consultoria aos projetos ocorreria por um prazo de 12 meses e tendo como como meta a obtenção de uma redução nas perdas de água da ordem de 430 litros por ligação/dia. Na conclusão dos trabalhos, os resultados foram muito superiores aos planejados: redução nas perdas de 680 litros por ligação/dia para 386 litros ligação/dia, um ganho de xxx% em relação ao planejado inicialmente

Case: Perdas Aparentes

O desafio:

Obter aumento de volume utilizado em sistemas de abastecimento de água por meio do controle de perdas aparentes

O Cliente:

Sabesp – Unidade de Negócios Leste

A solução:

Implementar um projeto amplo envolvendo questões técnicos e questões sociais para regularizar ligações de água e adequar as condições de abastecimento em áreas ligadas à UGR São Miguel. O trabalho envolvia, além das questões de engenharia, a realização de obras e ações de relacionamento com a comunidade.

Nossa responsabilidade:  

Dentro do escopo total do projeto, a responsabilidade da Effico Saneamento foi a implementação de serviços de engenharia para reduzir as perdas em áreas de grande vulnerabilidade. O objetivo era suprimir infraestrutura irregular e recuperar os clientes em um prazo de 48 meses. Os resultados foram plenos: 100% da área de atuação regularizadas e recuperação de um volume e faturamento de 110,35% para o cliente.

Case: Perdas Reais

O desafio:

Mudar o perfil de perdas do setor de abastecimento Santo Eduardo, no município de Embu, na Região Metropolitana de São Paulo

O Cliente:

Sabesp – Unidade de Negócios Sul

A solução:

Effico Saneamento ofereceu um contrato de performance ao cliente para otimizar a distribuição de água no setor com a implementação de um controle ativo de vazamentos e adequação da infraestrutura existente vinculada às metas de performance.

Nossos resultados:  

Logo de início, ainda na fase de implantação das ações para o escopo mínimo, foi possível uma redução de 50% da meta. Ao final, obteve-se uma redução de 18,02% do volume perdido, o que equivale ao atingimento de 128,71% da meta, ou seja, uma redução de 80 mil m3 por mês, ou 964 mil m3 por ano, volume suficiente para abastecer o setor por um mês.

Case: Modelagem Hidráulica

O desafio:

Realizar estudos de concepção e projetos com suporte de modelagem hidráulica de sistemas públicos de água e esgoto

O Cliente:

Sabesp – Unidade de Negócios Leste

A solução:

Aplicar a expertise em sistemas de água e esgoto da Effico Saneamento e o conhecimento em modelagens hidráulicas em redes de distribuição de água em três importantes setores de abastecimento: Suzano (Zona Baixa), Cangaíba e Itaquera, localizados na zona leste de São Paulo.

Nossa responsabilidade:  

A modelagem deveria abranger 180 mil ligações de água e cerca de 1.330 quilômetros de redes de distribuição dentro das áreas de influência destes setores. Em um prazo de 9 meses, toda a área estava disponível em modelos hidráulicos e, desta forma, a operação da empresa tinha condições de realizar planejamento de projetos de intervenções e estudos de otimização. E, como consequência, melhorar a operação do sistema dando mais eficiência para o Centro Operacional da companhia.

Case: Fontes Alternativas

O desafio:

Construir um banco de dados de grandes consumidores e realizar estudo de prospecção comercial em São Bernardo do Campo/SP

O Cliente:

Sabesp – Unidade de Negócios Sul

A solução:

Ao longo de três meses, prazo do contrato, as equipes da Effico Saneamento fizeram um completo levantamento dos maiores consumidores de água da cidade para identificar potenciais clientes e realizar a análise técnica necessária para o atendimento desta nova demanda

Nossos resultados:  

No período, foram identificadas 227 indústrias e, após inspeção, catalogadas em um banco de dados específicos. Destas, 51 indústrias foram diagnosticas com potencial de atendimento pela Unidade de Negócio Sul. Além da análise, foi entregue também uma análise financeira da capacidade de atendimento com fornecimento de água e coleta de esgoto.

Case: Ligações Irregulares

O desafio:

Identificar ligações irregulares de água em áreas de proteção de manancial, o entorno dos mananciais Billings e Guarapiranga

O Cliente:

Sabesp – Unidade de Negócios Sul

A solução:

Foram implementados quatro projetos a serem desenvolvidos em 16 meses de atuação. Estes projetos tinham como objetivo identificar e diagnosticar as ligações irregulares em áreas de invasão (proteção de mananciais) e realizar a análise sob os aspectos ambientais, legais e fundiários, além de estudos de viabilidade de regularização destas ligações.

Nossos resultados:  

No período, foram identificadas e inspecionadas 45 mil ligações, todas devidamente recenseadas. Foram também identificadas todas as áreas impossibilidades de regularização. O trabalho culminou ainda com o encaminhamento de ações comerciais, jurídicas e técnicas, como, por exemplo, o estabelecimento de um novo balanço hídrico para a região.

Case: Planos Municipais

O desafio:

Ajudar municípios diversos a elaborarem os seus respectivos planos municipais de saneamento básico e resíduos sólidos para atendimento de legislação federal

O Cliente:

Diversos – 55 municípios nos estados de São Paulo, Pará, Minais Gerais e Rio Grande do Norte com porte entre 5 mil a 1,5 milhão de habitantes (censo 2010)

A solução:

  1. PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico): Diagnóstico, Concepção Técnica dos Sistemas e Plano de Saneamento Básico estabelecendo os requisitos de metas e ações propostas, mecanismos de avaliação, estudo de viabilidade econômico/financeira e modicidade tarifária.
  2. PMGIRS (Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos): Diagnóstico, Estudos Gravimétricos, Estudos de Gestão Associada, Reciclagem, Logística Reversa, Concepção Técnica dos Sistemas e Planos de Investimentos estabelecendo os requisitos de metas e ações propostas, mecanismos de avaliação, estudo de viabilidade econômico/financeira, sistemas de apuração de custos e tarifação de serviços

Case: Eficiência Operacional

O desafio:

Solução completa para eficiência operacional com métricas estabelecidas em conjunto com o cliente – modelo turn-key.

O Cliente:

Diversos

A solução:

Implementar um modelo de projeto que contemple uma solução completa com o estabelecimento de preços unitários para gerenciamento de obra ou serviço. As métricas são estabelecidas em conjunto com o cliente e têm como foco a eficiência operacional. Entre os projetos realizados estão a instalação de válvulas redutoras de pressão, macromedidores de água, válvulas em linhas de distribuição, entre outros.

Nossos resultados:  

Os diversos projetos de turn-key em que a Effico Saneamento esteve envolvida resultaram na instalação de 47 unidades de VRP (entre 50mm e 350mm), 22 unidades de macromedidores (entre 50mm e 150mm), construção de 69 unidades de caixas de abrigo, assentamento de 1.200 metros de redes de distribuição e instalação de 80 registros de manobra (entre 50mm e 350mm).

Case: Pesquisa Acústica

O desafio:

Identificar vazamentos não visíveis aplicando os diversos níveis da metodologia ABENDI.

O Cliente:

Diversos

A solução:

A equipe da Effico Saneamento é totalmente treinada para utilizar a metodologia ABENDI para identificação de vazamentos de água não visíveis por meio de pesquisa acústica. Este método possibilita a diminuição das perdas de água, por meio de três equipamentos: haste de escuta, geofone eletrônico e o correlacionador de ruídos.

Nossos resultados:  

Os diversos projetos resultaram em:

  • Mais de 18 mil km de redes de água pesquisadas
  • Capacitação de equipes
  • Suporte para pitometria
  • Certificação ABENDI níveis 1, 2 e 3